FAQ

Construção usando Contêiner: Perguntas e respostas

1) Como funciona um projeto especial usando contêineres?

 

 A Alpha Project Design cria o projeto analisando as necessidades e expectativas trazendo para a realidade toda a viabilidade de conforto, estética e sustentabilidade. À partir daí efetuamos a transformação em contêiner marítimo usado de acordo com o projeto do cliente.

 

2) Qual a estimativa de preço?

 

O preço aqui é uma estimativa (já que dependemos de desenhar e estudar o projeto como um todo) . O valor do metro quadrado calculamos entre R$ 1.600,00 (single) a R$ 2.400,00 (top). Isso mensurando acabamentos de padrão simples aos mais sofisticados.

No meio termo existem preços diversos. Os contêineres também sofrem reajustes no valor de frete conforme a distancia da execução da obra considerando o menor valor sempre próximo das zonas portuárias do país.

 

3) O que está incluso no projeto executivo do contêiner?

 

O (s) Contêiner(s) , cortes e a serralheria, molduras de portas e janelas, estruturas internas nos tetos para instalação de acabamentos, pintura externa total dos contêineres e esperas hidráulicas inferiores.
Incluso todos os acabamentos tais como louças e metais, iluminação super led, Chuveiro Hydra Quadratta, pisos frio (Cozinha, Corredor e banheiro=Porcelanato) e piso laminado (no (s) Quarto (s) e sala de Estar) , pronto para habitação.

Incluso no memorial descritivo outros itens como portas e janelas, box de vidro temperado, esquadrias, toda a parte de isolamento termo-acústico (pintura tinta termo acústica e forração interna com lã de PET), pintura geral interna, divisórias dry wall, elétrica e hidráulica, espelhos, interruptores, cabeamento para tv a cabo com os pontos prontos e passados para instalações posteriores.

O memorial descritivo é elaborado de acordo com especificações do projeto. Atenção especial para elementos que indentifiquem o projeto com sustentabilidade como por exemplo: uso de aquecedor solar, telhado verde, manta de PET etc..

Valor não incluso tramites de prefeitura (projeto viabilização, licenças e alvarás), terraplenagem e custo de fundações e sapatas. O baldrame deverá ser executado pelo comprador seguindo orientações dos arquitetos que irão inspecionar a qualidade de execução para certificação e liberação da montagem do projeto e farão indicações eventuais que se fizerem necessárias.

 

4) O frete está incluso no valor?

 

Sim até um raio de 25 km da cidade de São Paulo. As diferenças de valor de frete são apresentadas no inicio do projeto, sem surpresas ou valores exorbitantes.

 

5) Qual o prazo de entrega?

 

Depende do tamanho do projeto e de sua aprovação junto a prefeitura. Tempo estimativo de entrega de uma casa de 30 m² é de 30 dias úteis após a aprovação do cliente.

 

6) Existe financiamento para construção usando contêineres?

 

Por se tratar de um bem móvel os bancos não possuem linha de crédito ou financiamento. A única opção é o pagamento a vista; sendo: 65% do valor na confirmação do pedido e o saldo antes do inicio dos acabamentos.

Estamos em contato com alguns agentes financeiros estudando sistema de hipoteca sobre o terreno ou sobre outro imóvel que o cliente possua para a liberação dos recursos para a obra.

 

7) A construção em contêiner pode ser realizada em qualquer cidade?

 

Sim, porém todos os custos de transporte são por conta do cliente.

 

8) Qual o tipo de fundação e preparação do terreno?

 

O terreno será avaliado por nossos arquitetos ou engenheiros. As casas contêineres, são mais leves e em geral geram menor gasto nas fundações. O que determina o tipo de fundação a ser utilizada é o tipo de solo e o local onde será implantado o contêiner; em terrenos mais firmes ou com aclives e declives utiliza-se brocas e sapatas; em terrenos arenosos a fundação do tipo radier é a mais indicada. Contudo, vale lembrar que fazer o Levantamento Topográfico e Análise de Solo é fundamental e deve ser o ponto de partida de qualquer construção para a correta escolha das fundações.

 

9) Posso ter ambientes amplos utilizando contêineres?

 

Sim. A medida padrão dos contêineres permite que eles sejam agrupados, colocados lado a lado, ou até mesmo empilhados para atender aos mais variados projetos, desde simples residencias/comércios até empreendimentos bastante complexos, como um centro de convenções ou uma fábrica.

 

10) A casa contêiner possui banheiro ou terei que fazer de alvenaria?

 

Sim, todas as casas podem ter banheiro. Não há necessidade de construir em alvenaria.

 

11) Um container é estruturalmente seguro?

 

Sim. Os contêineres são feitos de aço corten, e sua estrutura é projetada para suportar até 190 toneladas. Se compararmos com uma obra convencional de alvenaria, por exemplo, seria necessário muito concreto para conseguir a mesma estrutura.

 

12) Posso ter uma casa contêiner em condomínio?

 

Do ponto de vista arquitetônico e funcional sim, pois os contêineres tratam-se de um sistema construtivo. De qualquer forma, você deve consultar as regras do seu condomínio antes e construir para se certificar de que não há impedimentos.

 

13) A prefeitura aprova esse tipo de construção?

 

Sim. Os trâmites para aprovação das casas de contêiner junto às prefeituras são os mesmos de uma casa de alvenaria, stell frame, wood frame, etc... normalmente com as mesmas taxas.

 

14) Posso fazer um prédio com contêineres?

 

Sim. De modo geral, pode ser empilhado em até cinco (1 + 4) pavimentos.

Mas existem obras com contêineres com até nove andares, no entanto, seguem regras de engenharia que suportam tal construção. Neste caso a consulta e o projeto será acompanhado por engenheiros na sua execução.

 

15) Qual a durabilidade de uma casa feita de contêineres?

 

Feitas as manutenções normais como se faria numa casa convencional de alvenaria, a casa de contêiner pode durar tanto quando (mais de 100 anos).

Podem durar muito tempo, independente de ser madeira, aço ou concreto armado. Vai depender da manutenção que for dada à mesma. Existem casas de madeira com mais de 300 anos que ainda são sólidas porque são bem conservadas, bem montadas com acabamentos anti fungos, vernizes. De tempos em tempos devem passar por uma checagem geral nas estruturas e aplicação de tintas especiais que as protegem contra a oxidação. Não duram para sempre, vai depender do local e do clima onde foram montadas, a distancia do chão é importante para o arejamento das mesmas, as feitas sobre pilotís, por evitar a umidade, teoricamente duram mais. Atualmente as feitas com contêineres marítimos, apresentam uma boa performance no que diz respeito a arquitetura e durabilidade, são muito resistentes às intempéries, confortáveis e blindadas contra o clima (calor, frio, umidade, ventos fortes, chuva e etc

 

16) No caso de um raio atingir o contêiner, por ser uma caixa metálica, existe algum risco?

 

Um contêiner funciona pelo mesmo princípio da Gaiola de Faraday: um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo. É o mesmo princípio dos aviões e dos carros, contrariando o pensamento popular de que são os pneus que fazem essa proteção.

 

 

Sala estar
vista sala